Este post é publicado com o objectivo, não só de conhecer um pouco mais sobre a história da ČZ, mas sobretudo partilhar as minhas últimas descobertas online sobre esta fábrica, nomeadamente um vídeo (anos50) e fotos (anos 60) da linha de montagem em Strakonice.
Česká Zbrojovka é um fabricante não só conhecido pelas suas armas de fogo, como também pelas suas motas ČZ.
Fundada em 1919 estabelece-se como uma empresa da Skoda de dedicada ao armamento, sedeada em Strakonice, Checoslováquia.
Em 1929 dedica-se à produção de bicicletas, depois da aquisição de uma fábrica de peças de bicicleta em Kralupy, e em 1932 produz bicicletas com motor – ČZ 76cc kaktus. Em pouco tempo a fábrica de Strakonice torna-se no maior construtor de motociclos da Checoslováquia.

foto00: ČZ 76cc kaktus . (http://www.autogallery.org.ru/m/cz.htm)
Durante a 2ª Grande Guerra, durante a ocupação Nazi, a fábrica foi convertida para a produção de guerra.
Como a maioria das grande companhias industriais, foi nacionalizada em 1946 a fábrica de Strakonice deixou de produzir armas devido à situação política do pós-guerra.
foto01: Linha de montagem em Strakonice. . (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)
foto02: Linha de montagem em Strakonice. jawa-cz(?) 450/ 470 (?). (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)
foto03: Linha de montagem em Strakonice. (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)
foto04: Linha de montagem em Strakonice. jawa-cz(?) 450 (175cc). (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)
foto05: Linha de montagem em Strakonice. (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)

foto06: Linha de montagem em Strakonice. (http://sechtl-vosecek.ucw.cz/en/cml/dir/CZ-Strakonice-factory.html)
Em 1948 a ČZ funde-se com a sua principal rival, Jawa, com o objectivo de racionalizar e integrar as suas capacidades produtivas, dentro do processo de nacionalização da indústria de motociclos na Checoslováquia.
Video01: Linha de montagem em Strakonice. Nestas imagens é possível identificar o modelo Jawa ČZ 356 (175cc), ao qual, coincidentemente, foi dedicado o último post. Realço o valor histórico e documental deste pequeno filme, pela escassa, vaga e imprecisa informação existente sobre a fábrica de onde saíram muitas das nossas fantásticas máquinas. Simplesmente incrível.
Embora estas duas marcas se tenham juntado, partilhado componentes e comercializado máquinas com a marca Jawa ČZ, - nomeadamente os modelos 351 (125cc), 352 (150cc), 353 (250 cc), 354 (350cc), 355 (125cc) 356 (175cc), 450(?) (175cc) – por razões práticas a ČZ ficou com os modelos de 125cc a 175cc e a Jawa de 250cc a 500cc, desenvolvendo em paralelo, percursos independentes na competição (tema a desenvolver futuramente).
Fontes: http://www.autosoviet.altervista.org; http://www.cezetmania.info/; http://www.motoesporte.com.br; http://en.wikipedia.org/; http://www.czas.cz/; http://www.paralumun.com/; http://sechtl-vosecek.ucw.cz; http://www.autogallery.org.ru/m/cz.htm http://sechtl-vosecek.ucw.cz; http://www.autogallery.org.ru/m/cz.htm