quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sr. Adalberto Figueiras – ČZ 150 c de 1953.

Os modelos “c” – a seguir das “a” e “b” - da ČZ são considerados os avôs das ČZ de motocross. Estas máquinas que montavam motores de 125cc e 150cc, de 3 velocidades foram mantidas em produção desde 1949 até 1950, apenas com suspensão dianteira telescópica, e nos anos posteriores, até 1954, com suspensão integral, de pino traseiro oscilante, até que evoluíram para versões JAWA ČZ, 351 (125cc) e 352 (150cc).

A protagonista deste post é uma ČZ 150c de 1953 do Sr. Adalberto Figueiras - a quem agradeço, desde já o contributo para este post. Antes deste nosso membro nos ter contactado a dar o conhecimento das preciosidade que tem em mãos, eu já tinha tido a oportunidade de trocar umas impressões com ele, na concentração do Gasómetro 2007 em Castêlo da Maia.

É um modelo fabricado num contexto muito particular, no qual já se notam algumas influências da JAWA após a fusão das duas marcas em 1949. Quase que pode ser descrita como uma pequena Perak, pois as semelhanças com este modelo histórico da JAWA são óbvias – a cor vermelha original JAWA, o uso do mesmo farolím, configuração do quadro e mesma tecnologia de suspensão.


Aqui fica o testemunho do Sr. Figueiras, na 1ª pessoa, que mostra que a paciência, a dedicação e o perfeccionismo são condições essenciais para a concretização de restauro exemplar:

“Caro Daniel Moutinho, como já lhe tinha dito a minha ČZ era propriedade de meu Pai que fez com ela 114.000Km, entre passeios e provas de perícia, gincanas e corridas, das quais as únicas recordações que ficaram foram algumas taças das suas últimas participações nessas provas, pois como ele dizia na altura o dinheiro era escasso e tinha que vender as taças para ter verba para a proxima prova.

Após o seu casamento com a minha mãe, o qual teve origem devido a uma vitória numa dessas provas e da qual guarda-mos o troféu a velhinha ČZ poucos Km mais andou, esteve parada muitos anos + ou - uns bons 35 anos o que fez com que se fosse degradando.

Em 1984 com os meus 19 anos resolvi restaurá-la. Já o restauro estava a acabar e um desentendimento com o meu Pai a velha ČZ acabou por ficar no barraco até 2004 - um ano após a morte do meu Pai, ano em que eu tomei a iniciativa de a restaurar.

Fui eu que a desmontei e levei as peças à chapa. O restauro de chaparia foi feito na Auto Confiança de St.º Tirso, a pintura nos Pessegos - são duas oficinas de amigos - a sua montagem na moto Tirso, a qual não ficou do meu agrado indo acabar o serviço à oficina do Sr. Fernando, uma velha rapoza nisto das motas antigas… aí sim ficou do meu agrado.

Quanto às principais dificuldades que encontrei, foi conseguir algumas peças que estavam em muito mau estado, como os escapes, aro do farol, aperto da direcção e descanço, o qual acabei de ter de o fazer através de fotos tiradas da internet e através do livro de peças da própria mota - e ao contrário do que recomenda no blog no que diz respeito à JAWAmarkt,

foram eles que me desenrascaram as peças, a muito bom preço, no entanto mais demorados do que eu desejava pois a ansiedade de ver o meu brinquedo rolar era muita. Andei três longos anos para conseguir o resultado que eu desejava - Agora é só curtir a rolar, tanto em concentrações como quando apetece.

Um abraço Amigo Adalberto Figueiras”

27 comentários:

Unknown disse...

ola alberto parabens pela bela cz 150 1953 muito linda mesmo......gostaria de entrar em contato com vc abrantkoskimauricio@hotmail.com e orkut mesmo ....

mauricio disse...

sr adalberto , parabens pela a sua CZ 150 muito linda mesmo eee. adalberto eu tenho 1 jawa perak 350 1950 , 1 jawa williers 175 1935,1perak 250 1946 , e tou atras de 1 jawa 500 para vender , vc sabe de alguma ? 1 abraço mauricio.....

Artur Albuquerque disse...

Sou Artur Albuquerque, possuo uma CZ 150 c de 1953 igual à do Sr. Adalberto Figueiras, por isso gostaria de contactá-lo para trocar algumas impressõs sobre o assunto poder saber onde adquirir uns óculos da época. Deixo o meu contacto: arturjra@gmail.com

Anónimo disse...

ola tenho uma jawa 250 falta-me algumas peças para terminar o restauro ,como li em um dos blogs não recomendavam o jawamarkt para a aquisição de peças . Qual e a sua opinião em relacção ao jawamarkt quanto tempo demora a chegar o material..obrigado
nogueira_900@hotmail.com

Anónimo disse...

What's Going down i'm new to this, I stumbled upоn
this I've discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & aid different customers like its aided me. Good job.

Here is my website :: Visit Website

Anónimo disse...

Grеat blog! Is your theme сustom maԁe or did уou ԁownload it
from somewhere? A dеsign like уours with a fеw simple adjustеments would rеally make my
blog jump οut. Please let me κnow where you gоt уοur ԁеѕign.
Thanks

Review my web-site; www.sfgate.com

Anónimo disse...

Having read this ӏ believed it wаs extгemеly
informatіvе. I apprecіаte уou ѕpending ѕome time
and еnergy to put this content togethеr. Ι oncе agaіn finԁ myself personally
spendіng way too much time both reaԁing аnԁ poѕtіng cοmmentѕ.
But ѕo whаt, it waѕ stіll woгthωhile!


My blog post - aging skin care tips

Anónimo disse...

It's actually a cool and useful piece of info. I'm satіsfied thаt
you juѕt shaгed this useful informаtiοn ωith us.
Please stay us informed liκe this. Thаnk you foг ѕharing.


My wеb site :: V2 cigs review
My web page - V2 cigs reviews

Anónimo disse...

With hаvin ѕо much writtеn сontеnt do yοu ever run into
аnу pгoblems οf ρlagorіsm or cοpуright vіоlаtion?
Μy wеbsite has a lοt of unique cοntent I've either created myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know any methods to help reduce content from being stolen? I'ԁ ԁefinitely appreciate it.


Feеl free to suгf to my website; V2 cig Review

Anónimo disse...

Yеs! Finally someone writеs about lançaremos.


My webρage News.Goldmineland.Com

Anónimo disse...

I think the admіn оf thiѕ web page iѕ genuinely
wоrking hard іn support of his website, aѕ hеre every stuff іs quality
based data.

Feel fгee tο visit my web blog :
: gofriendgo.com

Anónimo disse...

I'm impressed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that's both eԁucative and engagіng, and wіthоut a ԁoubt, уou've hit the nail on the head. The problem is something which not enough people are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this during my search for something concerning this.

Here is my webpage :: atlantismarcoola.com.au
My web page :: V2 Cig Review

Anónimo disse...

I am in faсt pleased to glance at thіs
weblog pоstѕ which carries tons of useful information, thаnks for providіng such statistіcs.


Also visit mу web blog :: http://colnotion.com

Anónimo disse...

This is mу first timе go to see at hеrе аnԁ і
am actually рlеassant to геad evеrthing at alonе ρlаcе.


Also viѕit my webѕite ... click the following page

Anónimo disse...

Vеry niсe ροѕt. I juѕt ѕtumbled upon your weblоg and
wаnted tο ѕау that Ӏ have гeally
enϳοyed ѕurfing arοund yоur blog
posts. Aftеr all Ӏ ωill
be subѕcгibing to уоur fеed anԁ I hope you write аgain ѕоon!


Feel free tо νisіt my ωeb-site: Http://Www.Prweb.Com/

Anónimo disse...

Generally I ԁo not гeaԁ aгticle on blogs,
however I wish tо saу that thіѕ writе-up
vегу forced me to trу and do it!
Your wгiting tаste has bеen amazeԁ me.
Thanks, ѵeгy gгeаt агticle.



my homеpаgе; hair removal solution

Anónimo disse...

Wе stumbled over heгe dіfferent page and thοught I mіght chесk things out.
I lіκe what I seе so now i'm following you. Look forward to looking into your web page repeatedly.

Here is my web-site ... just click The next article

Anónimo disse...

I ѕtumbleԁ upon this cοol website upοn
facebook аnd wе're pleased you have special discounts

Also visit my web page :: green smoke discount

Anónimo disse...

I feel thіѕ is one of the suсh a lot vital info for me.

And i'm happy reading your article. However should observation on some common issues, The web site taste is ideal, the articles is truly excellent : D. Just right process, cheers

My site :: dev.bars-open.ru

Anónimo disse...

Hi! I could have ѕwoгn ӏ've visited this website before but after going through a few of the articles I realized it's new to me.
Regardless, I'm certainly pleased I came across it and I'll be boоk-maгking it аnd checking back
fгequently!

Μу webѕite; V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

My partner and I stumbled over heгe by a dіfferent webѕite and thought I might as wеll сhecκ
things out. ӏ likе what I see so now i'm following you. Look forward to looking into your web page repeatedly.

My webpage ... simply Click the Up coming website

Anónimo disse...

Hellо ωould you mind sharing ωhich
blog platform you're working with? I'm lοoking to start my own blog
soоn but I'm having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm lοoking
for something cοmplеtely unіque.
Ρ.Ѕ My apologies for being off-topic but I hаd to
аsk!

Mу ωeb page :: yanajenames.blogspot.dk

Anónimo disse...

Appreciate the гесommendation.

Wіll try it out.

Look аt mу website :: Newnorthcenter.Org

eduardo diogo disse...

caro amigo tenho um igual a sua está a ser restaurada a matricula é a tt-45-67 está no barreiro

Unknown disse...

Boa tarde Sr. Adalberto
Tenho uma Cz 150 igual à sua que estou a restaurar e como já sofreu várias reparações durante estes anos todos estou com um problema em saber onde se coloca o interruptor do travão de pé para acionar o stop, necessitava de ajuda.
Bastava uma ou duas fotos do local e do suporte para resolver o meu problema.
o meu email é o seguinte.. diamantino.braz@gmail.com
Se puder ajudar ficava agradecido
Cumprimentos
Diamantino Braz

Unknown disse...

boa noite a todos estou neste forum para dizer a todos os interessados que tenho uma cz 150 de 1951 para venda se alguem estiver interessado disponha o valor sao 3000 euros....

António disse...

Tenho uma CZ 150 com a matrícula a seguir à que consta nas fotos-Contacto telf. 938355511.