segunda-feira, 21 de julho de 2008

Sr. Manuel Cruz – Jawa Cz 356, 175cc, de 1959


Lançado em 1956, juntamente com o modelo 355 de 125cc, a 356 de 175cc faz parte da nova geração de motas que a partir de 1954 começou a usar suspensão hidráulica, dianteira e trazeira, dando origem ao apelido “Kyvačka” - em Checo – ou “Swinger” – em Inglês. Este “nickname”  tenta definir o balancear, ou, se quisermos, o conforto proporcionado pela qualidade dos novos amortecedores, mais eficazes na absorção das irregularidades do piso, que propiciavam uma condução mais agradável. 

Esta e outras inovações – como as malas laterais maiores, selim duplo inteiriço, alavanca de velocidades e de kick starter 2 em 1, etc - devem-se à parceria com outra marca Checoslovaca consagrada, não só na produção de motociclos, como também de armamento: a čz - česká Zbroyovka (ler cheskáa zbroiovka).

A mota em questão pertence ao nosso membro nº3, o Sr. Manuel Cruz, de S. Romão do Coronado.

Num estado de conservação e adulteração que exigiam especiais cuidados de diagonóstico ao nível do motor e componentes originais, esta Jawa-čz foi alvo de um restauro minucioso, coerente e despretencioso. 

Com grande esforço financeiro, organização e paciência, esta máquina foi toda desmontada e reparada de mecânica. Para além disso, foi montada com vários componentes novos, invariavelmente as borrachas e cabos, que estavam muito degradados, entre outros. Sem entrar com pormenores muito técnicos, é de salientar o cuidado prestado ao detalhe, assim como a vontade de preservar a tonalidade e tratamento original de todas as superfícies, nomeadamente as de alumínio, que normalmente tendem a ser polidas de modo exagerado, adquirindo um brilho que se confunde com o dos cromados. Para além disso foram montados pneus Mabor novos, de época, comuns nestas motas em Portugal.

Em nota de conclusão, é importante referir que esta máquina, apesar de estar completamente funcional, ainda se encontra em fase final de restauro, aguardando, entre outras peças, um par de ponteiras de escape em forma de “rabo-de-peixe”.

Aqui ficam algumas observações de alguém que interviu e viveu na 1ªpessoa a recosntrução desta 356  - André Cruz (filho do Sr. Manuel Cruz, dono):

"Pontos fortes/fáceis do restauro: 
O material, como por exemplo, componentes do motor, é bastante robusto e menos susceptivel a desgaste comparativamente com motas de outras marcas. Suspensão, óptica (...) dianteira por exemplo, foram tambem materiais de fácil restauro.

Pontos fracos/dificeis do restauro:
A aquisição de algumas peças originais (claxon, fêmeas de escapes, acento 'viola', farolím traseiro, etc...) , que por motivos de tuning, ja não faziam parte da mota.  E ainda outros componentes que necessitavam de ser substituídos - conjunto de cabos e borrachas por exemplo - (aproveita-se para agradecer, mais uma vez, a valiosa ajuda do Daniel Moutinho).
A pintura, como foi caseira e por mãos não muito experientes (as nossas) foi-nos difícil e morosa.
Por fim, quando a mota já se encontrava toda
restaurada, e já com alguns quilómetros, apareceu o derradeiro obstáculo... A parte eléctrica...e o 'carregar da bateria'!

Após algumas tentativas falhadas, a jawa parou nas mãos de um sábio eletricista automóvel (da velha guarda) de S. Mamede do Coronado, e até hoje, só precisa mesmo de gasolina e alguém que lhe rode o punho com classe ;)."

Fontes: http://www.motoesporte.com.br; http://www.jawa-cz.com; http://www.czub.cz/

2 comentários:

Anónimo disse...

vendo jawa 350 de 1990 da para adaptar side car boa base para restauro 400 euros

Anónimo disse...

procuro quadro cz ou mz com doc