domingo, 20 de julho de 2008

A primeira Jawa

František Janeček (ler frantijec ianachec) é o nome do engenheiro checoslovaco que patenteou a marca Jawa em 1929. Janeček começou por ser um fabricante de munições, que enriqueceu durante a 1ª Guerra Mundial, tendo sido  inventor da famosa granada de mão.

Com o terminus da grande querra a indústria de armamento entrou em declínio. Foi então que o engenheiro checoslovaco decidiu diversificar a oferta da sua empresa, optando por se lançar no mercado das motociclos, mesmo existindo na altura 21 fabricantes no seu país. Eram sobretudo marcas estrangeiras em paralelo com uma minoria nacional, todas com uma produção de pequena escala.

Perante a necessidade de rapidamente entrar no mercado, não tinha ainda o “know how” suficiente para produzir um motor próprio. Foi então que adquiriu a licença de produção da alemã Wanderer Kardan 500, um modelo com motor a 4 tempos que se tentava assumir como concorrente da BMW pelo uso de um veio de transmissão e não da tradicional corrente.

O nome JAWA surge da conjugação do nome dos dois fabricantes: JAneček e WAnderer.

A Wanderer era na altura uma prestigiada marca alemã, de Chemnitz, que iniciou a sua produção em 1902. Era sinónimo de qualidade e design avançado, como conseguiu provar durante a 1ª Grande Guerra, ao fornecer quase metade do exército alemão com as suas motas.

Contudo, o modelo em questão apresentava vários problemas, uma vez que não tinha sido suficientemente testado pela pressa de o colocar em  produção. Foi alvo de sucessivas reparações e melhorias a longo do seu ciclo de produção, originando grandes perdas financeiras para a Wanderer. Perante esta situação, a fábrica de Praga demonstrou interesse em comprar a licensa de produção deste modelo, conseguindo negociar também a linha de montagem completa e todas as peças incabadas.

Alvo de alguns aperfeiçoamentos, a Wanderer Kardan 500 foi redenomidada Jawa 500 OHV (overhead-valve) na fábrica checoslovaca. Dentro das alterações mais evidentes, a versão produzida pela Jawa apresentava uma forqueta em chapas de aço prensado, semelhante ao quadro, e não a de estrutura tubular primitiva; depósito de combustível em forma de gota, mais arredondado e volumoso; lubrificação da colaça; bielas roletadas e novo cárter, entre outros aperfeiçoamentos.

fontes:http://www.jawa.nl; http://jawaclub.com;http://www.mz-b.de; DE CET, Mirco - “The Complete Encyclopedia of World Motorcycles”

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