sábado, 19 de julho de 2008

A primeira mota


A criação do primeiro veículo motorizado com duas rodas, ou se quiserem, da primeira mota não é uma questão linear. O facto é que existem pelo menos duas versões, ambas válidas do meu ponto de vista.

Na primeira atribui-se a Sylvester Roper a autoria da primeira mota. Durante a Guerra Civil Americana trabalhou num armazém de armas em  Springfield, interessando-se pelas máquinas movidas a vapor. Em 1868 este americano constrói o primeiro veículo de duas rodas auto-movido, com propulsão a vapor. Embora tenha sido uma ideia genial e avançada para a época, não teve muito mercado.

Na segunda, Dezassete anos depois de Roper, em 1885, o engenheiro alemão Gottlieb Daimler patenteia o seu veículo de duas rodas com motor de combustão interna, a gasolina. Daimler surge na história não só associado à criação da primeira mota, como do seu motor, o primeiro de combustão interna bem sucedido, assim como do primeiro automóvel (1886), com Karl Benz, outra figura histórica de destaque na engenharia mecânica automóvel.

Fontes: http://www.uh.edu/engines/epi1286.htmhttp://www.stanleymotorcarriage.com/SteamPacingBike/index.htm; http://www.wired.com; /science/discoveries/news/2007/08/dayintech_0830#

Sem comentários: